TEATRO NOS PARQUES comemora 10 anos

 

 

SÃO 10 ANOS QUE O TEATRO ESTÁ NOS PARQUES.

Tudo começou com um olhar ao passar pelo parque e observar as crianças

brincando no playground. A criança com sua alegria, o estado lúdico

que inventa histórias e situações no seu cotidiano.

Será que aquelas crianças, além daquele parque,  frequentavam

também o teatro?

Daí surgiu a ideia: teatro nos parques; levar o teatro para a área verde,

termos um “palco” ali no parque; um espaço perfeito onde arte, o olhar lúdico

e a natureza se encontram.

A criança em seus jogos e brincadeiras já vive num mundo por si só teatral, criando histórias e personagens. Porém, vendo os vídeos desde a 1ª edição foi notório como o olhar dos adultos também brilhavam, resgatando aquele 1º olhar infantil ao assistir o teatro nos parques.

Pudemos perceber nestas 473 apresentações realizadas nestes últimos 10 anos, o estado fantasioso, de encantamento do público em nossos espetáculos.

Iniciamos na cidade de São Paulo em 2009 nos 32 parques públicos existentes. No 1º semestre de 2011 com o apoio da TV Globo SP, ampliamos para a grande São Paulo. No 2º semestre com o patrocínio da Gerdau ampliamos para o interior do estado e, em 2014, com o patrocínio da CCR ampliamos para 06 estados na edição nacional, o qual fomos muito bem recebidos. É incrível como o brasileiro acolhe e gosta de vivenciar esta experiência teatral no parque, ou seja, o teatro está nos parques porque a população aprova e nos solicita que o ideal seria ter apresentações teatrais todo fim de semana.

Um outro ponto a ressaltar é que o Teatro nos Parques foi o pioneiro em realizar uma temporada teatral assídua, cuja aprovação da classe artística mobilizou grupos para também se apresentarem em parques. Com isto, o número de grupos e apresentações teatrais em parques públicos aumentaram consideravelmente desde a 1ª edição de 2009.

A aprovação de todas as faixas etárias e classes sociais também nos premia na realização de nosso trabalho. A imensa maioria de nosso público concorda que ter um espetáculo teatral no parque é vital para a acessibilidade da arte, tão pouco difundida em nosso país: há relatos de famílias indo fazer piquenique e assistir a apresentação, acompanhando toda a temporada em sua cidade; pessoas que viram a chamada na tv e foram motivadas a sair de casa e vivenciar uma atividade teatral no espaço verde, ou seja, ter um melhor convívio social.

Por isso, desde o dia 05 de setembro de 2009 o teatro está nos parques!